No último Natal meu esposo presenteou-me com o belo livro Tudo sobre São José: como conhecê-lo, imitá-lo e pedir sua intercessão (Dominique Le Tourneau, Ecclesiae: 2021). Há muito a se tratar sobre tal obra, mas iniciarei com o óbvio: o significado do nome José.
Quando mais jovem, ao escutar nomes como José, Francisco ou João, soava-me antiquado, “nome de pessoas velhas”. Certamente muitos já pensaram exatamente assim! O mesmo vale para Maria, Joaquina ou Tereza. O fato é que com o passar do tempo tudo soava melhor – ainda que eu nunca tivesse estudado sobre origens e significados – e tinha até um ar de “sofisticação”… Bobagem!
Creio que há uns quatro anos o nome José “gritou” dentro de mim: nomeie um filho! Aos poucos fui estudando e hoje estou certa de que é muito especial. Conforme o livro citado, advém do hebraico e significa Deus acrescentará.
'Deus acrescenta à vida santa daqueles que realizam sua vontade, e o faz em dimensões inimagináveis: o importante, o que dá valor a todas as coisas, o divino. À vida humilde e santa de José, Deus acrescentará, por assim dizer, a vida da Virgem Maria e aquela de Jesus Nosso Senhor’ (Tourneau, 2021, p. 14).
Indico fortemente o curso do Pe. Paulo Ricardo: Glorioso São José. A didática é admirável e tenho certeza de que as reflexões sobre o pai adotivo de Deus irão surpreender. Caso não possa acompanhar as aulas sugiro o vídeo A devoção a São José.
Aproveite!
P. F. (10 fev. 2022).